Junto aos glóbulos vermelhos, às plaquetas e às diversas células que passeiam pelo nosso sangue, há uma substância bastante conhecida, mas que, infelizmente, não recebe a devida atenção.
Junto aos glóbulos vermelhos, às plaquetas e às diversas células que passeiam pelo nosso sangue, há uma substância bastante conhecida, mas que, infelizmente, não recebe a devida atenção.
Trata-se do colesterol, componente presente no organismo que auxilia no funcionamento do nosso corpo.
Saiba agora por que devemos manter suas concentrações sempre reguladas e entenda a importância de fazer exames de colesterol regularmente!
O que é colesterol “bom” e “ruim”?
Geralmente, as pessoas associam o colesterol a algo desagradável, por isso, é importante lembrar que existem 2 tipos desse componente.
O colesterol é uma substância de caráter gorduroso, que recebe o nome de lipoproteína.
Essa lipoproteína pode apresentar diferentes consistências. A de densidade mais alta é chamada de HDL, o colesterol bom. O LDL, por outro lado, possui densidade mais baixa e é conhecido como colesterol ruim.
O HDL é benéfico para o nosso corpo nas quantidades adequadas, sendo responsável por retirar as placas de gorduras que se acumulam nas veias e artérias, devolvendo-as ao fígado.
Já a alta concentração de gorduras na corrente sanguínea é provocada pelo LDL. Esse depósito gorduroso, denominado aterosclerose, é maléfico para o organismo e pode causar uma série de complicações.
Como funcionam os exames de colesterol?
O colesterol, como explicamos, é dividido conforme a sua densidade. Os exames são feitos para saber as concentrações de HDL e LDL no organismo — em comparação com a quantidade total de gorduras. Portanto, o número de triglicérides também entra na análise. Esse conjunto de testes é chamado de perfil lipídico.
O exame é realizado a partir de uma simples coleta de sangue e o resultado costuma vir rápido. O tempo de jejum antes da análise varia de 3 a 12 horas, conforme a idade e levando em conta se o paciente pertence ao grupo de risco (fumantes, diabéticos, homens e mulheres com mais de 50 anos, além de indivíduos com obesidade, hipertensão, histórico familiar da doença ou com problemas cardíacos).
Os resultados são analisados seguindo um padrão: pessoas com LDL maior que 100 miligramas por decilitro (mg/dl) e HDL menor que 40 mg/dl (homens) ou menor que 50 mg/dl (mulheres) possuem o chamado colesterol alto.
Além disso, o colesterol total deve estar entre 200 mg/dl e 239 mg/dl. Resultados com valores acima desse intervalo indicam casos graves e merecem atenção.
Quais males o colesterol alto causa?
O colesterol alto pode causar uma série de complicações para quem não controla suas concentrações. Inicialmente, o indivíduo costuma queixar-se de fadiga, tonturas e falta de ar. Depois, conforme os níveis aumentam, os males podem agravar e surgem problemas cardiovasculares, riscos de infarto do miocárdio e derrames cerebrais (AVC).
Essas adversidades surgem por conta do entupimento das veias pelo colesterol ruim. Quando a placa de LDL se desgruda da parede sanguínea, um coágulo pode ser formado, impedindo a passagem de sangue. Isso culmina no entupimento completo das veias e das artérias, podendo ser fatal para o enfermo.
Como podemos controlar a sua concentração?
O colesterol alto pode ser controlado de diversas formas, mas o primeiro passo é ficar de olho na alimentação.
Às vezes, os grandes culpados das altas concentrações de LDL são os alimentos que ingerimos. Carne, ovos, leite, gorduras vegetais e frituras podem ser vilões perigosos. Uma dieta equilibrada e rica em fibras ajuda a diminuir o colesterol total, ainda mais quando esse carboidrato é combinado às gorduras saudáveis, como ômega-3 e ômega-6.
Junto aos bons hábitos alimentares, está a prática de atividades físicas. Exercícios aeróbicos são excelentes vasodilatadores e auxiliam na queima de calorias. Opte também por parar de fumar, se for o seu caso, e controle doenças como diabetes e hipertensão.
O colesterol alto pode aparecer em qualquer pessoa, embora seja comum no grupo de risco que citamos. Portanto, é muito importante que até pessoas magras façam os exames, a fim de que a saúde esteja sempre em dia, evitando complicações no futuro!
E você? Já fez os exames de colesterol? Conte suas experiências no espaço de comentários!